As Senhoras Sírias

Diálogos

Quem conta: loutrajano
Conta mais: quando uma porta se fecha, um universo inteiro se abre.

Conheci duas senhoras da Síria a caminho do trabalho. Estava correndo pra fazer a baldeação na Estação da Sé e tomei um baita susto quando alguém agarrou o meu braço com força. Estou sempre com pressa, mal reparo no que está acontecendo ao redor.

A senhora perguntou se eu poderia ajudar ela e a amiga, porque nenhuma falava português direito. O destino final era a Bresser-Mooca. Tentei explicar o percurso até o outro lado da estação, onde sai o trem, mas no fim das contas as acompanhei até lá.

Perguntei de onde eram, ao que a de hijab preto respondeu “Síria”, “guerra” e “triste”, em português mesmo. Ela era professora de música lá e perdeu tudo. Acharam melhor fugir pra cá. Pelo que entendi, iam até próximo do Brás procurar emprego. Disse que sentia muito, que o Brasil ultimamente não estava nos seus melhores tempos, mas que esperava mesmo que elas encontrassem paz aqui, de alguma forma.

Nos despedimos porque o trem já estava na plataforma. Ganhei beijinhos nas suas bochechas, abraços calorosos meio desajeitados e uma palavra na língua nativa delas que não entendi direito, mas que sorri com retribuição.

Eu, que tanto amo fotografar tudo, fiquei com vergonha de pedir uma foto delas. Não perguntei nome, nem peguei telefone. Estou arrependida até agora. Um nó enorme no peito porque o mundo todo está doente. Hoje, eu só desejo força pras tantas pessoas que perderam tudo e que precisam largar toda uma vida pra trás pra sobreviver, sobretudo essas mulheres guerreiras que tanto sofrem.

Torcendo pras minhas duas amigas ficarem bem e aprenderem outras palavras felizes do português, além de “guerra” e “triste”.

Deixe um comentário

