San e Os Pratos

Diálogos

Quem conta: camilacasemiro
Conta mais: gratidão é um momento simples que vira memória pra sempre.

Conheci a San num grupo do Facebook que me colocaram. Era fechado para mulheres, onde quem quisesse poderia oferecer serviços, produtos, artesanato etc. Vi um post de uma menina oferecendo faxina, porque precisava comprar um tênis esportivo para conseguir emagrecer.

Nessa mesma época, eu tinha feito uma limpeza nos armários e separado alguns sapatos para doar. Perguntei que número ela calçava e era o mesmo que o meu. Na hora, puxei a conversa para o chat privado e perguntei se ela tinha interesse nos meus sapatos – ela disse que sim. Não tinha tênis, mas tinham outras coisas e ele veio pessoalmente buscar.

Ela morava muito longe, então dei uma carona de volta. Falei que, quando eu precisasse de alguém para ajudar em casa, ligaria para ela. Ela é bem jovem e veio do Nordeste com o namorado e o filho. Eles moram nos fundos da casa da mãe dela e têm muito pouco.

O tempo passou e precisei de ajuda em casa, então ela foi fazer uma faxina e foi ótimo.

Ontem, comprei meu primeiro jogo de pratos. Eu sempre quis ter um jogo bonito e seguia com pratos herdados da casa da minha mãe. Eles têm aproximadamente 28 anos na nossa família e seguem em boas condições. Lembrei da San, porque estava cheia de roupas em casa para doar, e escrevi perguntando se ela aceitava.

Pedi um Uber e mandei tudo que tinha – inclusive, o jogo de pratos da família. Ao receber, ela mandou um recado emocionada dizendo que nunca teve pratos na vida e que ela e a família se alimentavam em potes de margarina.

Isso mexeu muito comigo e liguei na hora para a minha mãe para contar. Tem gente com tanto e gente com tão pouco. A gente que tem um pouco a mais, às vezes esquece o tanto que pode doar e ajudar. Terminei meu domingo muito grata pela faxina que fiz. Por essa reciclagem física e emocional. Na minha casa e na minha vida.

O mais valioso é saber que vou proporcionar novos momentos para essa família ao redor de uma mesa. Pois, agora, eles finalmente podem se alimentar em pratos.

Deixe um comentário

